O fim-de-semana está no fim, as férias estão a acabar e já só pensa em quanto lhe vai custar voltar ao trabalho. Volta a colocar o despertador para bem cedo, deixa a roupa pronta para amanhã e volta à mesma rotina aborrecida de sempre. Se está a ler este texto e sabe o que é esta sensação de desânimo e desmotivação então talvez o motivo seja o seu trabalho. Já pensou em mudar de emprego? Gostava de mudar de vida? Gostava de poder acordar bem disposta e feliz por ir trabalhar?

Se ainda está com dúvidas que o que realmente precisa é de mudar de trabalho, deixamos aqui 10 sinais que deve mudar de emprego.

1 - É alvo de abusos e “exploração”

Se está num trabalho onde é constantemente ofendido pela chefia e colegas, se está a sentir que não o tratam com o respeito que merece e se os pedidos e tarefas que lhe pedem vão contra os seus princípios e valores, então a resposta é muito simples. Este não é o trabalho e ambiente profissional para si. Tem que mudar de emprego imediatamente. Este trabalho só o está a fazer sofrer e nunca vai mudar.

2 - Não gosta nem se enquadra na cultura da empresa

Todas as empresas têm uma cultura e um ambiente de trabalho próprio que deverá representar os valores e a imagem da empresa. Deverá ser fácil identificar se a cultura da empresa está alinhada com a sua ou com o seu método de trabalho. Sente-se deslocada e diferente dentro da empresa por pensar e querer agir de maneira diferente? Se sim, tem aqui a sua resposta. Isto não significa que seja mau trabalhador ou que os valores da empresa estejam mal definidos. Significa apenas que não se enquadra dentro da cultura da empresa atual e que pode ser muito melhor aproveitado dentro de outra empresa com valores idênticos aos seus.

3 - A empresa está perto da falência

Se sabe que a empresa não está rentável e que já não falta muito para começarem a despedir trabalhadores, então é urgente mudar de emprego. Se já não existe hipótese da empresa voltar a ficar saudável então não vai querer estar dentro do barco quando ele for ao fundo. Comece a procurar novos empregos agora!

4 - Sente-se Desmotivado

Não há nada pior do que acordar todos os dias com vontade em querer arranjar desculpas para faltar ao trabalho. Isto é um sinal claro de que o trabalho já não o motiva. A partir daqui será cada vez mais difícil trabalhar motivado, atingir resultados extra, fazer horas extra e apresentar um trabalho de que realmente se orgulha. Quer passar o resto da sua vida a fazer algo que não gosta? Nós também achamos que não.

5 - Não existe progressão de carreira

O ser humano por natureza, nunca está satisfeito com o que tem. Estamos sempre à procura de mais e de melhor, principalmente no nosso emprego. É por isto que estamos sempre à procura de empresas onde podemos subir nas nossas carreiras para posições onde nos sentimos mais valorizados e recompensados. Ninguém gosta de trabalhar exatamente na mesma posição para sempre. Se sente que já não tem hipótese de crescer profissionalmente e também pessoalmente, então talvez seja melhor mudar de emprego. Não quer ficar preso numa gaiola.

6 - Está apenas a trabalhar por dinheiro

Se a única coisa que o está a prender é o dinheiro e ainda assim sente-se desvalorizado com os seus colegas e amigos que ganham mais, então talvez seja hora de mudar. Sabia que a motivação está mais ligada ao reconhecimento do que ao salário. Vários estudos confirmam que quem está a trabalhar apenas pelo dinheiro vai acabar sempre a mudar de emprego. Faltará sempre a motivação extra em trabalhar que já referimos várias vezes neste texto.

7 - Não suporta o seu chefe

Existe um provérbio que diz que as pessoas despedem-se dos chefes e não das empresas. Sabia que o número de trabalhadores que detestam os chefes e odeiam o seu trabalho é praticamente o mesmo? Realmente, quem é que consegue trabalhar com um chefe que não suporta?

8 - Já não aprende nada de novo

Também associado à motivação está o nosso crescimento e aprendizagem de novas coisas. Quem é que quer ficar preso num trabalho a fazer exatamente o mesmo para sempre? Todos nós precisamos de estímulos novos na nossa vida e o trabalho não é excepção. Precisamos de continuar a aprender novas técnicas profissionais e de expandir os nossos horizontes. Se não tem a oportunidade de aprender coisas novas e de evoluir como trabalhador talvez seja a altura de mudar para um emprego que aposta na formação dos seus trabalhadores.

9 - Menos tarefas e trabalho

Se já reparou que tem recebido cada vez menos tarefas e pedidos em comparação com a sua equipa e colegas, então talvez a empresa e os seus superiores pensem que não está a fazer um bom trabalho. Será uma boa altura para começar a fazer um novo CV e procurar um novo emprego.

10 - Não existe equilíbrio entre vida pessoal e profissional

Se começa a marcar na sua agenda um simples café com amigos e família, talvez signifique que não consegue ter tempo suficiente para si e para a sua vida pessoal. As empresas estão cada vez mais exigentes e é fácil ficarmos perdidos no tempo do nosso emprego. Mas lembre-se você quer viver para trabalhar ou trabalhar para viver?

Se identificou algum destes 10 sinais em si, então talvez seja melhor reavaliar a sua vida e começar a querer mudar de emprego. Se identificou todos estes 10 sinais então tem de mudar de emprego já!

A nossa vida é demasiado curta para termos um emprego que não nos faça sentir bem.

empregados a mudar de emprego